Subscribe Us

header ads

Pela 1º vez na Bahia, Kobra fará mural em homenagem a Santa Dulce dos Pobres



Pela 1º vez na Bahia, Kobra fará mural em homenagem a Santa Dulce dos Pobres
Kobra ao lado da superintendente da Osid | Foto: Jamile Amine / Bahia Notícias
O artista Eduardo Kobra vai deixar sua marca na Bahia pela primeira vez a partir desta terça-feira (7). O mural, que ficará na fachada do Shopping Barra, na Avenida Centenário, será uma homenagem ao Anjo Bom da Bahia, Santa Dulce dos Pobres, canonizada em outubro de 2019.

"Decidimos fazer esta homenagem a Salvador com a representação de Irmã Dulce, que dedicou sua vida a ajudar as pessoas mais necessitadas. Ela é um exemplo de humanidade por sua caridade e este trabalho aqui no Barra quer transmitir justamente vibrações de bondade, generosidade e solidariedade, simbolizadas por ela, além de cor e vida", afirmou Kobra, que participou de uma coletiva nesta manhã. A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, participou do evento.

O trabalho faz parte do projeto "Olhares da Paz", que já retratou líderes mundiais reconhecidos pela defesa da igualdade e dos direitos humanos, como Nelson Mandela, Gandhi, Martin Luther King Kr. e Madre Teresa de Calcutá. Ele terá mais de 300 m², com 9,33 metros de largura por 33 metros de altura e a previsão é de que a obra esteja pronta entre 10 e 15 dias. O artista deve trabalhar das 8h às 20h todos os dias.

Este também é o primeiro trabalho de Kobra feito em um shopping, mas o muralista explica que os princípios e os valores do seu trabalho foram preservados. “Quem acompanhar meu trabalho vai ver que eu já tenho um conceito de pessoas que lutaram pela paz. A fachada do shopping está sendo utilizada como suporte, como uma tela do meu trabalho, mantendo as características originais. Então é uma forma de fazer com que mais arte aconteça nas ruas da cidade”, defendeu.

Ele explicou que recebe convites de várias partes do mundo, de galerias, empresas e governos, mas escolheu estar na capital baiana. “Foi uma escolha pessoal estar aqui em Salvador pra realizar essa obra. Eu já pintei em mais de 40 países, pelos 5 continentes. No ano de 2019, eu fui convidado pra pelo menos outros 35 países. Então hoje eu tenho o privilégio de escolher as obras que eu quero fazer e as que são mais adequadas ao conceito que o meu trabalho segue”, contou.
 
Nascido em São Paulo, Kobra tem os trabalhos famosos em diversos países, como “O Beijo”, que é uma releitura da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995). A imagem foi clicada em 13 de agosto de 1945, quando a população saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.
 
Além disso, o artista brasileiro detém o recorde dos dois maiores murais grafitados do mundo: nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, quando pintou o painel “Etnias”, e a obra em referência ao chocolate, que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.
Fonte Bahia notícias

Postar um comentário

0 Comentários