Subscribe Us

header ads

Com ventos intensos, Capitania dos Portos alerta para mau tempo na Bahia até domingo


Com ventos intensos, Capitania dos Portos alerta para mau tempo na Bahia até domingo
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Os ventos intensos observados por residentes de Salvador na noite desta sexta-feira (8) devem perdurar ao longo do fim de semana. O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu um "prognóstico metaoceanográfico" com aviso de mau tempo.

"São esperados ventos de direção Sul a Sudeste na faixa litorânea do estado da Bahia, ao norte de Caravelas, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), entre a manhã do dia 8 de maio e a noite do dia 10 de maio", diz um trecho do comunicado compartilhado pelo Comando do 2º Distrito Naval através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).

A mensagem indica que esses ventos podem gerar ondas com até 3,5 metros de altura. "Também é esperada a ocorrência de ressaca entre as cidades de Porto Seguro e Conde, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura" no mesmo período.

De acordo com a CPBA, a elevação da maré causada pela lua cheia, chamada de maré de sizígia, potencializa os efeitos da ressaca.

Com isso, a autoridade marítima recomenda que os praticantes de esportes náuticos, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não navegue, que as agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva. Diante da pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social, mesmo com tempo adequado, esportes e atividades de lazer fora das residências não são recomendadas.

Ainda assim, a marinha destaca o recado e afirma que permanece atenta à situação do tempo. Caso necessário, as Organizações Militares que fazem a segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Comando Naval poderão ser acionadas a qualquer momento. Os canais disponibilizados são:
Capitania dos Portos da Bahia: (71) 3507-3777
Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro: (73) 3421-2050
Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus: (73) 3222-5100
Salvamar Leste (Emergências marítimas): 185

Fonte Bahia Notícias

Postar um comentário

0 Comentários