Subscribe Us

header ads

Baixa Grande : Vereadores homenageiam Loja maçônica ( Jorro de Luz e Sabedoria) em nome do Venerável mestre Reinaldo Brito de Carvalho com moção de aplausos


Foto da diretoria junto com Venerável presidente Reinaldo Brito de Carvalho.
  

Hoje 20 de agosto de 2021 a  Câmara de Vereadores de Baixa Grande,  conforme iniciativa dos Vereadores , reservou parte do expediente da sessão ordinária desta sexta-feira, , para entregar a Moção de Aplauso à Loja Maçônica, Jorro de Luz Sabedoria  Oriente de Baixa Grande-Ba  , no nome do Presidente venerável mestre Reinaldo Brito de Carvalho , destacando o Dia do Maçom, celebrado hoje, 20 de agosto. O texto foi aprovado por unanimidade dos votos pelos 9 que compareceram. 



Foto da aprovação da homenagem pela Câmara Municipal de Baixa Grande.


A HISTÓRIA


O nome Maçom, que vem do Francês, significa Pedreiro, onde teve sua evolução na idade média, no período de Grandes Construções em pedra. Tem como filosofia a Liberdade, igualdade e fraternidade, pavimentando a democracia e, não por acaso, teve papel fundamental na Revolução Francesa.


Os três primeiros Presidentes dos Estados Unidos da América, George Washington, Thomas Jefferson e Benjamim Franklin, que articularam a independência do País, eram Maçons.


No Brasil, teve participação direta na abolição da escravatura, na Independência do Brasil e na Proclamação da República.


A Maçonaria, em nosso país, permeia sua história representada por grandes Vultos como: Dom Pedro I, Duque de Caxias, o Patrono do Exercito Brasileiro, Rui Barbosa, Floriano Peixoto, Frei Caneca, Joaquim Nabuco, Washington Luiz, Marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Moraes, Bento Gonçalves da Silva entre tantos outros Ilustres Maçons, que seria necessária uma imensa lista diante de suas contribuições para o desenvolvimento de nossa sociedade.


A Maçonaria, sendo uma sociedade filosófica e iniciática, tem na simbologia um importante instrumento de aperfeiçoamento moral e intelectual: o Compasso e o Esquadro representam o percurso correto que os membros devem seguir em busca da moralidade e do civismo, e a Letra G nos remete a Deus ou o Grande Arquiteto do Universo, também representado na Pirâmide com o “Olho que tudo vê”, simbolizando o Deus onipresente, onisciente e onipotente.

Postar um comentário

0 Comentários