Subscribe Us

header ads

Prefeito Gilvan Rios e secretaria de agricultura Luciana Borges ,participou de reunião do Consórcio Jacuípe para planejamento de ações da parceria Mais Forte com Governo do Estado para desenvolvimento rural

 


Consórcio Jacuípe discute planejamento de ações da Parceria Mais Forte com o Governo do Estado para o desenvolvimento rural do território

Na última sexta-feira (08), aconteceu na Câmara de Vereadores de Capim Grosso, um encontro com representantes do Governo do Estado, prefeitos dos 16 municípios pertencentes ao Consórcio da Bacia do Jacuípe, secretários/as de agricultura, vereadores, organizações sociais da agricultura familiar, dentre outras autoridades da região, para discutir a Ação Parceria Mais Forte: Juntos para Alimentar a Bahia. Na oportunidade, foram discutidos planejamentos de ações integradas que contribuam com o desenvolvimento rural do território da Bacia do Jacuípe, como assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, inclusão produtiva e agroindustrialização.


A data, que também marcou o dia do Nordestino, foi celebrada com apresentação de poesia e muito forró, com o artista local Kelvin Diniz.


O objetivo da ação é que, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia junto com as prefeituras municipais, Consórcios Públicos Territoriais e demais parceiros do poder público e organizações da agricultura familiar, consolide e fortaleça sistemas produtivos estratégicos, mediante a realização de ações diretas vinculadas a grupos produtivos locais. 

O diretor-presidente da (CAR/SDR), Wilson Dias, esclareceu a proposta da parceria, ressaltando seus impactos econômicos local, gerados a partir dos investimentos no campo. Falou também da importância dos gestores estarem sempre em sintonia nos diálogos e no monitoramento dessas ações.


O presidente do Consórcio Público Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, salientou que o evento foi um grande presente para o território, que, coincidentemente, ocorreu no dia do Nordestino. Agradeceu a presença de todos os prefeitos do território e do Governo do Estado, pelo olhar cuidadoso com o homem e a mulher do campo e reforçou a importância da união de forças entre os municípios para avançar na execução das ações.


O prefeito do município de Nova Fátima, José Adriano, falou da experiência de sua gestão, que vem promovendo ações de fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo da ação social que garante a compra de parte da cesta básica com produtos da agricultura familiar, para serem entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Estiveram presentes ainda, a coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camila Batista, equipes técnicas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da CAR que atuam no território, representantes das prefeituras, cooperativas, associações e outras organizações sociais da agricultura familiar da Bacia do Jacuípe.






Luciana Borges secretaria de Agricultura de Baixa Grande.

Gilvan Rios prefeito de Baixa Grande o 1° na foto a esquerda.

Com Informação e Fonte : ASCOM / CONSÓRCIO JACUÍPE

Fotos facebook Consórcio Jacuipe

Postar um comentário

0 Comentários