Reunião serviu para definir critérios já que não foi debatido nenhum nome ou questões de cidades específicas
Em primeira rodada de conversa, Conselho Político de Jerônimo se reúne para firmar acordo em prol de candidaturas unificadas
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Conselho Político do governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou reunião na manhã deste sábado (2). A conversa teve como principal intuito garantir que os partidos aliados devem andar juntos nas eleições de 2024, visando o máximo possível de candidaturas unificadas entre as legendas. Segundo integrantes do Conselho, não foi feita nenhuma decisão sobre nomes e cidades específicas.
Também foi conversado critérios que devem definir o nome caso a base apresente mais de uma candidatura viável. Dentre as possibilidades esses parâmetros estão em escolher quem esteve desde o primeiro turno com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ao Metro1, o deputado Niltinho (PP), que esteve na reunião, demonstrou discordância acerca desta medida. O Progressista não esteve com Jerônimo em 2024 e agora demonstra interesse em voltar para o grupo.
“Existe um desejo de privilegiar alianças com quem marchou com o governador desde o início, depois com quem ingressou apenas no segundo turno e depois com quem chegou posteriormente. Mas é um entendimento que não prospera, porque na eleição municipal cada caso é um caso. Não é o turno, é a força, para o governo não vai ser interessante construir embate com um aliado que é soberano nas pesquisas e apresenta condições de ganhar, mas que apenas apoiou a legenda no segundo turno, ou com menos intensidade nas eleições passadas”, afirmou Niltinho.
Na reunião estiveram presentes o PT, partidos aliados como PSOL, PV, PCdoB, PSB, PSD, Podemos, Avante, MDB, Solidariedade e PP, além dos senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner. O fato de ter tido uma ampla pluralidade e adesão na reunião foi bem visto pelos integrantes do momento, que já saíram com data marcada de uma nova rodada de conversas no próximo dia 11 de setembro.
“Foi uma reunião importante porque estamos dando os primeiros passos para o processo eleitoral. O governador Jerônimo Rodrigues mostrou que está liderando o plano político para o ano de 2024. O encontro foi muito representativo já que estiveram presentes diversas legendas comprometidas em marchar junto em 2024”, afirmou o presidente do PCdoB, Davidson Magalhães, em entrevista ao Metro1.
Fonte metro1